História dos Bairros

Bairro: Arujá-América

Ao fundo da imagem, vê-se o bairro no início de sua formação - Data: 1977
O Arujamérica, loteamento pertencente a esta cidade, começou a ser loteado em meados da década de 60, mais precisamente no ano de 1964, pela Organização Jacinto Ltda., empresa com raízes em Arujá. Este loteamento, que compreende 350.579 metros quadrados, foi cadastrado oficialmente na Prefeitura em 1970.
As terras que hoje dão nome ao Arujamérica, pertenciam a Nicolau Jacinto, já falecido. Ele veio da cidade de Piracicaba (interior paulista) para criar gado em Arujá, entretanto as terras daqui não eram apropriadas para este tipo de atividade e foi então que ele resolveu loteá-las. Nicolau chegou, entre os anos de 1950 e 1955.
A origem do nome Arujá - América (pois é desta forma que foi registrado na planta original da Prefeitura, que só depois de algum tempo passou a ser escrito Arujamérica), surgiu como estratégia de marketing para chamar a atenção da população, conciliando com o "Continente Americano". Na época de seu surgimento, o loteamento em termos de residências era muito pequeno e, oferecia as melhores condições de compra, principalmente pelo parcelamento das prestações.
No ano de 1977, foi fundada a Escola Estadual de Primeiro Grau Professor "Amadeu de Angelis", dirigida, na época, pelos Diretor Valter Melhado. A escola tinha uma área de 4.000 mil metros quadrados, mas cedeu uma parte do terreno, para que fosse instalada a pré-escola municipal, que funciona até hoje. A escola recebe o nome Amadeu de Angelis, em agosto de 1979, em homenagem a um professor de língua portuguesa, vindo do interior paulista, para lecionar em Arujá e que faleceu nesta cidade em fevereiro de 1977.